Eu nunca festejei Os santos populares Mas desta vez realizei Umas rimas para treinar. Ò meu rico Santo António O meu amor não me ama Talvez um manjerico Acabe com este drama. Ó meu rico São João Este ano não houve martelos Mas houve sardinhas de jeitão E calor humano em chinelos. Ó meu rico São PedroContinuar lendo “Santos populares 2020”
Arquivos mensais:junho 2020
O stress e o vírus entre nós
Finalmente terminou O tempo em que as crianças estavam na escola Em modo virtual E os pais em casa Em modo teletrabalho-mentor-professor-pai plural Está na hora de voltar Mas novos velhos stresses renascem Queremos proteger-nos do virus Não queremos voltar para casa (Porque trabalhar em casa é horrível) Contudo as novas regras apertam-nos O stressContinuar lendo “O stress e o vírus entre nós”
Família de poetas
Dedicado à família de Júlia e Cesário Cordeiro (Cortes) A poesia é uma linguagemUniversal mas bem portuguesaPor aqui somos todos poetasE escrevemos sob uma mesaFarta de boas comidas e bebidasA maneira nacional portuguesaSomos por isso uma família de poetas
Um abraço, amiga
Toma um abraço, amiga Ainda que virtual Enquanto conto os dias Para o fazer em ritual E agradecer-te todo o apoio Que me tens dado ao longo desta Caminhada. O ano vai a meio, Ainda temos muitos problemas Para enfrentar. Com a tua ajuda, amiga, Tudo é mais fácil. Por isso toma este abraço, amiga,Continuar lendo “Um abraço, amiga”
O comprimido ou um conto com Joana e Anselmo
Joana era uma rapariga independente e cheia de cultura que acreditava em feiticeiros. Digo-vos isto desde já para que não estranheis o rumo da história. Joana apaixonou-se por Anselmo de repente. Era um dia de Outono e ele apareceu-lhe á frente e falou-lhe. Foi o suficiente para que tudo parecesse secundário no mundo para Joana:Continuar lendo “O comprimido ou um conto com Joana e Anselmo”
O poema ensina
O poema ensina a cair, O poema ensina a levantar, O que está dentro de nós tem de sair, Para que se encontrem novos caminhos Para trilhar. O poema ensina? Toda a literatura traz ensinamento Lê poesia, teatro, romances e ensaios E descobrirás mais mundo. O poema: Este poema Vai cair na internet Terá muitosContinuar lendo “O poema ensina”
Fogo
Amor é fogo… Mas tu não me vês! Vês a menina, Não a mulher! Amor é fogo… Um “Amo-te” Teria mudado tudo? Amor é fogo… Sonho com os teus beijos Com os teus abraços, Nós dois juntos, Entrelaçados, E tu encontraste Dentro de mim. Amor é fogo… Para além do prazer, O amor! Amor éContinuar lendo “Fogo”
Super-herói em depressão
Era um super-herói: Bom amigo, bom filho, Bom pai, bom marido. Um dia cansou-se de ser tudo isso, De fazer a coisa certa sempre, De pensar nos outros. Era um super-herói humano Como nós, Com dias bons e dias maus, Com qualidades e defeitos. E estava deprimido. Lutou contra essa doença Com desporto e psicoterapia,Continuar lendo “Super-herói em depressão”
Interruptor
Acordo a meio da noite Acendo o interruptor: O sonho despertou-me Para ti. Mas não encontro! Será preciso um disjuntor? Como se desliga uma corrente De amor? Está na hora se saber Como desligar. Serás sempre um marcador Na minha vida. Preciso de um interruptor No meu coração, Para te desligar.
Máscara (2)
Quero tirar a tua máscara, Beijar os teus lábios doces Abraçar-te até ao âmago Sentir-te no silêncio e no barulho. Desiste da tua máscara Não podes proteger para sempre O amor Nem a dor De descobrir-te. Quero tirar a tua máscara, A morte faz parte da vida: vamos viver! E aceitar o que vier aContinuar lendo “Máscara (2)”
